25 de fevereiro 2017

Novos Rumos - Caminheiros CGEN

 

TRILHO DA RIBEIRA DE CAVEZ

O Trilho da Ribeira de Cavez é uma das novas atrações do concelho de Cabeceiras de Basto, esta é uma boa oportunidade para admirar a evolução deste território e compreender a interação entre o homem e a paisagem, nomeadamente na construção das levadas, dos moinhos e os lameiros de regadio, estruturas fundamentais no suporte à vida agrícola.

O trilho começa junto ao cemitério da aldeia de Vilela, freguesia de Riodouro e desce em direção à Ribeira de Cavez até chegar à levada. A partir daqui o trilho caracteriza-se pela presença de vegetação, propiciando aos caminhantes momentos de conforto e frescura pela presença de sombra e de beleza visual engrandecida pelos lameiros de regadio. O declive aqui é muito suave até chegarmos ao lugar da Reboriça.

Passando para o outro lado da Ribeira de Cavez, boa parte do trilho segue em caminho rural até ao momento de começar a subir a meia encosta, sendo este ponto o mais exigente em termos de esforço físico. Chegados à povoação de Vilela, vamos deambulando pelas suas ruas antigas, admirando a presença de belos exemplos de arquitetura vernacular, dominados sobretudo pela alvenaria de granito da região.