Passeios Culturais & Gastronómicos

A desfolhada é um trabalho agrícola em que se retira a espiga (ou maçaroca) do milho. Embora possa parecer uma festa, é um trabalho duro e cansativo, tanto para os adultos, homens e mulheres, como para os jovens e as crianças que, por essas aldeias fora, trabalham no campo.

Durante as desfolhadas, o aparecimento das espigas de milho vermelho é fundamental para manter o entusiasmo de todos.

É que o feliz achador tem a obrigação de gritar bem alto: - Milho rei! – e o direito de dar uma volta a todos os trabalhadores , distribuindo abraços. Antigamente, esta era uma oportunidade única para se aproximar fisicamente das raparigas, das namoradas, até das noivas porque, na época, as convenções sociais eram muitas e a vigilância por parte dos pais era muito apertada.

As desfolhadas terminam sempre com uma festa (com comes e bebes), ao som do acordeão e de um baile que dura até largas horas da noite. As tradicionais desfolhadas são atividades agrícolas das nossas aldeias, reunindo à sua volta novos e velhos, amigos ou vizinhos.

Este ano o Clube Galp Norte quer que os associados tenham a possibilidade de fazerem parte deste ritual e esperamos que um de nós diga “Milho Rei!”

As inscrições devem ser efetuadas junto da Secretaria do Clube Galp Norte ou pelas Pré-Reservas.

Para mais informações contactar a secretaria do Clube Galp Energia Norte através do email:

clubegenortesecretaria@galpenergia.com / contactos telefónicos: 924 481 590 / 229 992 760